Os motoristas dos 62 micro-ônibus de Curitiba que recebem adicional por dupla função ao cobrarem as passagens devem receber até R$ 180 a menos a partir de amanhã, quando esses veículos passam a aceitar pagamento só com os cartões-transporte emitidos pela Urbs. A mudança é fruto do cumprimento de uma decisão da Justiça do Trabalho que pediu o fim da dupla-função desses trabalhadores.
De acordo com o sindicato das empresas, o Setransp, a gratificação aos motoristas que exerciam o serviço adicional de cobrador não será mais paga, uma vez que eles deixarão de exercer a dupla função. A gratificação era de 10% sobre a remuneração base (de R$ 1.814,94) por hora efetivamente trabalhada na função de cobrador e motorista.
Isso significa que um motorista remunerado com o piso de R$ 1.814,94 que trabalhasse seis horas diárias nos micro-ônibus por 30 dias receberia R$ 1 extra por hora, totalizando um adicional de R$ 180 no mês.
O sindicato dos motoristas e cobradores, o Sindimoc, informou por meio da assessoria de imprensa que não vai se pronunciar sobre o assunto e que está esperando o cumprimento da ordem judicial que determina o fim da dupla função. Segundo a assessoria, o sindicato já pediu um esclarecimento à Urbs sobre a situação dos motoristas depois que deixarem de exercer a função de cobradores.
Também por meio da assessoria, a Urbs afirmou que não vai se pronunciar sobre o assunto por ser uma questão trabalhista, que deve ser decidida entre patrões e empregados.
Impacto
Segundo informações disponíveis no site da Urbs, o impacto na tarifa técnica com o fim do pagamento do adicional de dupla função aos motoristas será de R$ 0,0045 por passagem cobrada. Por outro lado, a adaptação dos micro-ônibus e a contratação de cobradores para cobrar a passagem nesses veículos geraria um aumento de R$ 0,05 na tarifa técnica.