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Motoristas de ônibus estão “no limite”

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Confira a classificação (Foto: )

O trânsito cada vez mais intenso aliado à pressão para o cumprimento de horários, aos riscos de assaltos e à irritação de passageiros têm deixado cobradores e, principalmente, motoristas de ônibus de Curitiba e região estressados e depressivos – o que pode contribuir para a ocorrência de acidentes. É o que indica levantamento do Sindimoc, sindicato que representa a categoria na capital e nos municípios vizinhos, segundo o qual 8% dos filiados estão de licença médica por conta de distúrbios psicológicos ou psiquiátricos – o que representa 880 trabalhadores do total de 11 mil filiados da entidade.

O número pode ser maior, levando-se em conta os que ainda não buscaram tratamento e seguem na ativa. "Os motoristas e cobradores de Curitiba são os mais bem preparados do Brasil, mas estão andando no limite. Por exemplo, para cumprir horários apertados, eles têm que encontrar formas, como ultrapassar o sinal amarelo para ganhar tempo", afirma o presidente do Sindimoc, Denilson Pires.

É o caso de Marcos Golenha, 39 anos. Há uma década trabalhando como motorista, ele percebeu que nos últimos três meses estava agressivo com companheiros de trabalho e familiares. Também não dormia direito, chegando a cochilar ao volante quando o ônibus parava no semáforo. Ao procurar ajuda médica, o diagnóstico foi depressão – Golenha está de licença há 25 dias.

"Cheguei ao ponto que não acertava mais o itinerário da linha em que eu trabalhava. Um dia, dirigindo um Alimentador, parei em uma estação-tubo para embarcar passageiros", relata o motorista, que está em tratamento psiquiátrico, tomando antidepressivo, e também psicológico.

De tudo o que enfrentava no dia-a-dia de trabalho, o que mais incomodava Golenha era a má educação de passageiros. Certa vez, após não ouvir a campanhia do ônibus, parando apenas no ponto adiante, Golenha foi pedir desculpas a uma senhora e acabou agredido com um tapa no rosto. "A gente vai somando, somando e acaba descontando em quem não tem nada a ver, ou seja, a família e os amigos." Por conta dessa situação, a esposa dele também está em tratamento psicológico.

Ana Paula Brilhante, psicóloga do Sindimoc e das empresas de transporte Colombo e Castelo Branco, afirma que quando os motoristas procuram auxílio psicológico, o distúrbio já dá indícios no organismo. "Muitas vezes eles chegam com colesterol alto, diabete, labirintite, gastrite, tudo reflexo do distúrbio mental", aponta.

Jornada

O gerente de operação do transporte coletivo da Urbs (empresa que gerencia o transporte coletivo em Curitiba), Luiz Filla, afirma que, ao lado de Brasília, a capital paranaense é a única cidade do Brasil onde motorista e cobrador cumprem jornada de 6 horas diárias – nas outras , o usual é próximo de 7 horas e meia. Mas o que seria um benefício para que a categoria atuasse com mais tranqüilidade pode estar tendo o sentido oposto.

Tudo porque, afirma Filla, alguns motoristas e cobradores podem estar cumprindo jornada dupla, aproveitando o tempo menor no trabalho para manter uma atividade paralela. "A Urbs vai rever a jornada de trabalho dos motoristas e cobradores para evitar essa situação. Uma das possibilidades é exigir exclusividade com uma compensação salarial."

Quanto à tabela de horários, Filla afirma que a Urbs está constantemente avaliando os prazos dos itinerários. Como exemplo, ele cita o itinerário do eixo Norte-Sul: após os técnicos constatarem a necessidade de ampliar o horário, o itinerário de ida e volta do Terminal do Santa Cândida para o Capão Raso passou de 105 minutos para 114 em horários normais e de 100 para 106 nos horários de pico. "Os próprios motoristas podem sugerir ampliação da tabela, por meio das empresas", salienta o gerente de operação.

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