Atualizado às 11h30
Os motoristas que aproveitaram o domingo todo na praia e retornam a Curitiba na manhã desta segunda-feira estão encontrando tráfego bastante lento. Na PR-407, na saída de Praia de Leste, o trânsito está praticamente parado, dos quilômetros 19 ao 4, em virtude de dois acidentes. Não houve vítimas em nenhum deles.
Por volta das 11h30, o fluxo de veículos na BR-277 era intenso. Pelo menos 1.600 carros sobem a Serra por hora. No sentido contrário, Curitiba-Paranaguá, o trânsito é considerado normal, uma média de 500 carros por hora. Devem voltar à capital, neste primeiro dia útil de 2006, pelo menos 30 mil carros.
Apesar do grande movimento de retorno registrado nas estradas neste domingo, as praias não devem ficar vazias nas próximas semanas. Segundo a concessionária Ecovia, que administra o trecho entre a capital e o litoral, devem permanecer nos balneários do Paraná ainda, perto de 20 mil carros, ou seja, uma média de 80 mil pessoas, que utilizaram a BR-277 para o acesso às praias.
O movimento na BR-277 durante todo o domingo foi intenso. Mais de 30 mil carros subiram a Serra do Mar. De acordo com site da Ecovia, o fluxo chegou a alcançar picos de até 3 mil veículos por hora. O normal seria menos de mil carros por hora. Passaram o réveillon nas praias cerca de 1,2 milhão de pessoas.
InversãoPara facilitar a saída dos veranistas que passaram o réveillon nas praias de Pontal do Paraná e Praia de Leste, a Ecovia, Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e as polícias rodoviárias Estadual e Federal realizaram mais uma edição da Operação de Inversão de Tráfego da PR 407 que liga a Praia de Leste. Com esta ação, os motoristas puderam trafegar sem congestionamentos entre 15 horas e 19 horas do domingo.