Os sete terminais de ônibus de Fortaleza foram fechados nesta quinta-feira (29) em manifestação organizada pelos motoristas e cobradores contra a violência nos veículos do transporte coletivo da cidade.
Motorista e cobrador foram esfaqueados durante assalto ao ônibus da linha Parque Santa Maria/Siqueira. O motorista Francisco Erivaldo Marinho, de 55 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu às 7h desta quinta. O cobrador Francisco Valderir Carneiro corre o risco de ficar paraplégico. Segundo a assessoria de comunicação do hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), ele está na emergência e espera para fazer exames de ressonância magnética.
A paralisação começou na noite desta quarta (28), às 22h30, após o assassinato de um motorista durante tentativa de assalto numa das linhas de ônibus da capital cearense. Na ação, um cobrador se feriu. Em resposta, os motoristas fecharam ontem mesmo o terminal do Siqueira e impediram a entrada e saída dos ônibus.
Na manhã desta quinta, o movimento ganhou força e todos os sete terminais de Fortaleza foram fechados. A categoria reivindica mais segurança e melhoria dos serviços para os rodoviários.
O trânsito ficou complicado na cidade. Longas filas de carros se formaram nas principais avenidas e os pontos de ônibus ficaram lotados.
Segundo a prefeitura há uma quantidade reduzida de ônibus em circulação na cidade, que faz parte do plano de emergência.
O próprio poder público admite, porém, que os ônibus à disposição não são suficientes para atender a população.