Em Cascavel, índice de reprovação é alto: um, de cada cinco motoristas, não passam na prova
- vídeo
Os condutores de veículos que tiraram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) antes de 1998 precisam agora passar por uma prova sobre direção defensiva e primeiros socorros quando forem renovar a carteira. A objetivo da nova legislação que já está vigorando é que os motoristas passem por um processo de reciclagem e atualização.
A prova tem 30 questões e, para serem aprovados, os condutores precisam acertar pelo menos 21. Para auxiliar os motoristas, as auto-escolas oferecem cursos específicos sobre direção defensiva e primeiros socorros nos chamados Centros de Formação de Condutores. O curso não é obrigatório, mas se a pessoa reprovar duas vezes, precisará frequentar as aulas para prestar a prova novamente.
Conforme mostrou o telejornal ParanáTV, da RPC TV, o índice de reprovação é alto em Cascavel: de cada 5 motoristas que fazem a prova, um reprova. "Algumas pessoas tentaram várias vezes e não conseguiram. Alguns continuavam insistindo e outros iam para o Centro de Formação de Condutores", disse a chefe do Ciretran de Cascavel, Mari Besing.
Apesar de ser uma exigência da legislação, muitos motoristas estão vendo nas aulas uma possibilidade de atualização e para dirigir melhor. "É uma oportunidade de adquirir conhecimento para minha segurança e para a segurança de outras pessoas", disse o pedagogo Lucindo Antonio Monaro, que frequentou as aulas. Já o representante comercial Alberto Romeu Ferreira apontou que, para ele, é uma oportunidade de se adequar à lei. "Porque muita coisa mudou de quando eu tirei a carteira até agora", explicou.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião