Em Cascavel, índice de reprovação é alto: um, de cada cinco motoristas, não passam na prova
- vídeo
Os condutores de veículos que tiraram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) antes de 1998 precisam agora passar por uma prova sobre direção defensiva e primeiros socorros quando forem renovar a carteira. A objetivo da nova legislação que já está vigorando é que os motoristas passem por um processo de reciclagem e atualização.
A prova tem 30 questões e, para serem aprovados, os condutores precisam acertar pelo menos 21. Para auxiliar os motoristas, as auto-escolas oferecem cursos específicos sobre direção defensiva e primeiros socorros nos chamados Centros de Formação de Condutores. O curso não é obrigatório, mas se a pessoa reprovar duas vezes, precisará frequentar as aulas para prestar a prova novamente.
Conforme mostrou o telejornal ParanáTV, da RPC TV, o índice de reprovação é alto em Cascavel: de cada 5 motoristas que fazem a prova, um reprova. "Algumas pessoas tentaram várias vezes e não conseguiram. Alguns continuavam insistindo e outros iam para o Centro de Formação de Condutores", disse a chefe do Ciretran de Cascavel, Mari Besing.
Apesar de ser uma exigência da legislação, muitos motoristas estão vendo nas aulas uma possibilidade de atualização e para dirigir melhor. "É uma oportunidade de adquirir conhecimento para minha segurança e para a segurança de outras pessoas", disse o pedagogo Lucindo Antonio Monaro, que frequentou as aulas. Já o representante comercial Alberto Romeu Ferreira apontou que, para ele, é uma oportunidade de se adequar à lei. "Porque muita coisa mudou de quando eu tirei a carteira até agora", explicou.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora