Materiais educativos sobre o combate a exploração sexual e comercial infantil serão distribuídos aos motoristas que passarem nesta quinta-feira (18) pela praça de pedágio da Concessionária Ecovia, que fica em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O posto fica na BR-277 entre a capital e Litoral do Paraná. A iniciativa integra o dia de mobilização contra a exploração sexual infantil, que rendeu uma passeata pelo Centro de Curitiba na tarde de quarta-feira (17).
O material que será distribuído aos motoristas foi produzido pela Central de Notícias dos Direitos da Infância e da Adolescência (Ciranda), e traz informações sobre como identificar e denunciar casos dessa natureza. Ainda nesta quinta-feira, a Ciranda reúne às 8h em Paranaguá, no Litoral do estado, prefeitos, secretários de estado e especialistas na área da infância, para defender os direitos de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual.
Além da exposição de trabalhos, debates sobre o tema, apresentação de peças teatrais e a realização de gincanas para as crianças, haverá também uma palestra com a escritora Esmeralda Ortiz, e o lançamento do projeto "Navegando nos Direitos", aprovado em 2005 pela seleção pública do Fome Zero. O programa tem como foco sensibilizar a sociedade de Paranaguá para a temática dos direitos da infância e adolescência e debater, junto a diversos organismos locais e estaduais, as possíveis soluções para o problema da exploração sexual comercial e os temas a ela relacionados. O projeto tem ações previstas para um ano
Quem tiver informações sobre casos de exploração sexual infantil deve fazer a denúncia pelo telefone 0800 99 0500.