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A mudança da cor amarela para branca das faixas de estacionamento específico (como pontos de táxi, motos ou carga e descarga) está causando confusão em Curitiba. A alteração segue o Código de Trânsito Brasileiro, que exige que todas as faixas sejam brancas, com a indicação do tipo de permissão de estacionamento feita por placas.

A contradição está no fato de que as alterações acontecem sem informação à população. Campanhas informativas alertando os motoristas estão previstas apenas para o ano que vem, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Enquanto isso, a população fica à mercê da desinformação. A Direção de Trânsito (Diretran) de Curitiba não informa quantas multas desse gênero foram emitidas. Porém, as reclamações dos motoristas crescem a cada dia.

É o caso do bancário Ricardo Pain. Ao estacionar o carro na faixa branca de uma rua no Hauer, não se preocupou em ser multado, pois imaginava não estar cometendo nenhuma infração. Ao voltar, a surpresa: um multa no parábrisa. Mesmo de faixa branca, o local era um ponto de táxi. "A placa existia, mas bem lá na frente", afirma o bancário, que vai recorrer da multa. "Reclamei na Urbs (departamento responsável pelo trânsito em Curitiba) e no outro dia colocaram uma placa nova para indicar os táxis e pintaram a faixa de amarelo", indica.

O professor Luiz Rafael Xavier Vicente ressalta o fato de a prefeitura não ter feito nenhuma campanha informativa sobre as alterações. Multado por estacionar num ponto de táxi que havia mudado de faixa há pouco tempo na Rua Chile, no Rebouças, o professor diz não ser contra a alteração. Mas acha que ao serem efetuadas a população deveria ser devidamente informada. "Como vamos saber que em um estacionamento de faixa branca, onde a placa de táxi está lá na frente, não se pode parar?", questiona.

Já a fotógrafa Carolina Godoi além de ser multada ainda quase viu o carro ser atingido por um caminhão. Também sem se dar conta da alteração, estacionou num local com faixa branca, mas destinado à carga e descarga. "Quase que o caminhão passou por cima do meu carro", alega.

Padronização

Conforme explica o coordenador-geral de Planejamento Normativo e Estratégico do Denatran, Manoel de Azevedo Neto, as modificações em Curitiba são parte da padronização da sinalização em todo o país. Azevedo Neto explica que a intenção é gerar menos transtornos aos motoristas quando forem a outras cidades. "Não dá para cada cidade ter uma sinalização diferente, como vem acontecendo", esclarece.

A padronização está prevista no Código de Trânsito, em vigor desde 1998. Segundo o coordenador do Denatran, as prefeituras já deveriam ter organizado seus planejamentos orçamentários para as alterações. "Cabe à prefeitura homogeneizar no tempo previsto o entendimento da sinalização nacional", ressalta.

Segundo a gerente do departamento de Engenharia de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistela, a adaptação está sendo feita. A expectativa é de que a alteração completa seja concluída em meados de 2006. "Nossos esforços esbarram na questão financeira", revela.

Segundo a assessoria de imprensa da Diretran, 80% das faixas amarelas já foram pintadas de branco. "Quanto às placas, estamos realizando a adequação na medida do possível", diz Rosângela. O prazo máximo para a padronização dos sinais é junho de 2006.

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