Movimento de ocupação de terreno na Cidade Industrial, em Curitiba, cresceu nesta segunda-feira (1) e cerca de 150 pessoas estão instaladas na região. O local, que supostamente pertenceria à Curitiba S/A, começou a ser invadido na madrugada do último sábado.
De acordo com um dos membros do Movimento Popular por Moradias, Fernando Pereira, a instalação ocorreu de forma pacífica. Pereira contou que as famílias já construíram banheiros e cozinha coletiva nesta segunda-feira e que o acampamento está montado na região.
O grupo é formado por moradores do Uberaba, Centenário, Barigui e Cidade Industrial. De acordo com Pereira, boa parte das famílias da área na Cidade Industrial invadiu a mesma região duas vezes: uma em fevereiro e outra em março deste ano.
Segundo membro do movimento popular, a principal reclamação das famílias é a demora das inscrições da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para a aquisição da casa própria.
Outro lado
A assessoria da Prefeitura de Curitiba informou que o terreno não pertence à Curitiba S/A, mas não soube especificar qual organização responde pela área invadida.
Invasões anteriores
A primeira ocupação no local ocorreu no dia 20 de fevereiro, quando cerca de 400 pessoas já tinham sido expulsas duas vezes pela Guarda Municipal. Em março o mandado de posse foi cumprido pela Polícia Militar e pela Guarda Civil.
Em abril uma nova ocupação foi registrada no local. Aproximadamente 300 moradores e membros do Movimento Popular por Moradias estiveram reunidos no dia 25 de abril com funcionários da Cohab em repúdio a forma violenta com que as famílias foram retiradas do local.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora