Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fim das férias

Movimento de veículos vai crescer 30%

Volta às aulas em escolas particulares deixou o trânsito confuso ontem, em Curitiba | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Volta às aulas em escolas particulares deixou o trânsito confuso ontem, em Curitiba (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

O retorno às aulas vai deixar o trânsito mais intenso em Curitiba. As aulas recomeçam hoje nas escolas estaduais e amanhã nas municipais. Durante as férias, o movimento chega a ficar até 30% menor nas ruas da capital. Isso equivale a uma média de 100 mil veículos circulando a menos na cidade, segundo estimativa da Urbanização de Curitiba (Urbs), empresa que gerencia o transporte na cidade.

A coordenadora da unidade de educação e mobilização da Urbs, Maura Moro, diz que o retorno das férias tem acontecido de maneira progressiva. Ela calcula que de 10% a 15% dos veículos já voltaram a circular. "Nesta semana voltamos ao padrão normal de veículos", afirma. Em um dia normal, cerca de 400 mil veículos circulam pelas ruas da cidade.

Além dos pais que levam os filhos à escola, o movimento também aumenta por causa do maior número de ônibus e vans que fazem o transporte de alunos. Outra consequência do retorno às aulas é o grande número de alunos que vão a pé para a aula. "Pedimos que os motoristas redobrem a atenção com os pedestres", diz Maura. "A criança não tem a mesma percepção de risco que o adulto tem."

A partir de quinta-feira, a Urbs vai promover abordagens educativas em 34 escolas públicas e particulares, nos horários de saída dos alunos, pela manhã, e da entrada dos que estudam à tarde. Pedestres e motoristas serão orientados sobre o trânsito, o uso do cinto de segurança e a obrigatoriedade da cadeirinha para as crianças nos veículos, entre outros. As abordagens serão feitas até o dia 4 de março. Agentes de trânsito também organizarão o fluxo de veículos próximo a algumas escolas com movimento mais intenso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.