Integrantes do movimento Ocupe Estelita, que se opõe à construção de um empreendimento imobiliário na área do Cais José Estelita, região central de Recife, estão acampados desde a noite de quinta-feira (7) em frente ao prédio onde mora o prefeito da cidade, Geraldo Júlio (PSB).
Eles protestam contra a aprovação do projeto de lei que define as regras do plano urbanístico para o Cais José Estelita. Em menos de 24 horas, no início da semana, o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito.
O projeto prevê a construção de dez prédios residenciais, um empresarial, um misto e um hotel no terreno onde estão localizados antigos armazéns, considerados de valor histórico pelo Ministério Público e pelos movimentos sociais mobilizados contra a obra.
Os manifestantes chegaram ao bairro da Torre, onde fica o apartamento do prefeito, após passeata que saiu da praça do Derby, na área central, no final da tarde de quinta-feira. Levaram barracas, colchões e mantimentos e prometem ficar no “acampamento” até quando for necessário.
A Polícia Militar informou que a situação está tranquila e não houve confronto com os policiais destacados para ficar no local. A corporação não soube informar quantas pessoas estão acampadas.
O prefeito ainda não comentou a manifestação.
Por meio das redes sociais, os ativistas do movimento pedem a adesão de mais pessoas ao protesto e também produtos como água, comida e colchonetes para o “acampamento”.
Desde 2012 o movimento Ocupe Estelita promove passeatas, intervenções artísticas e ocupações da área do cais. Os ativistas pedem que o poder público ouça as reivindicações dos movimentos sociais e modifique o projeto aprovado e sancionado.