O Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia contra quatro pessoas acusadas de divulgar ofensas racistas contra a jornalista Maria Júlia Coutinho, da TV Globo, na internet em julho do ano passado. Os acusados podem responder pelos crimes de racismo, falsidade ideológica, injúria, associação criminosa na internet e corrupção de menores. Somadas, as penas podem chegar a 20 anos de prisão.
Caixa Zero: Garota negra sofre racismo e ameaças em ônibus de Curitiba
De acordo com os promotores, Érico Monteiro dos Santos, de 27 anos, era o chefe do grupo, segundo revelou reportagem veiculada na noite desta terça-feira (22) pelo Jornal Nacional. Ele confirmou à polícia que administrava páginas que promoviam ofensas a determinados grupos na internet, mas negou ter atuado no caso em que Maria Júlia sofreu ataques racistas.
Ainda segundo a versão do MP, Érico combinou os dias e horários das ofensas que seriam divulgadas pela internet contra a jornalista com Rogério Wagner Sales e Kaique Batista. Eles tiveram a ajuda do profissional de informática Luis Carlos de Araújo. Quatro menores de idade teriam participado da divulgação das mensagens contra a jornalista, ainda segundo o MP. A Promotoria da Infância e Juventude vai analisar a participação deles.
Para chegar aos nomes dos quatro acusados, os promotores cruzaram informações obtidas nas redes sociais em que os comentários racistas foram feitos, com celulares e computadores apreendidos ao longo das investigações.
Em dezembro, quando foi levado para depor no MP, Érico disse que o objetivo do grupo era ficar famoso. Segundo o acusado, “acharam uma maneira de propagar a fama mais fácil fazendo ataque de racismo”. Érico também disse, naquela oportunidade, que os ataques miravam pessoas famosas para ganhar destaque nas redes sociais.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião