O Ministério Público do Rio entrou com mais cinco ações requerendo à Justiça providências para cinco áreas atingidas ou sob risco de deslizamento e desmoronamento em Niterói, no Rio, nos prazos de 30 a 90 dias. As cinco Ações Civis Públicas (ACPs) com pedido de antecipação parcial de tutela, distribuídas à 5ª Vara Cível, foram ajuizadas em face do Município de Niterói e da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (EMUSA). O MP está requerendo providências nas áreas ambiental, de ocupação do solo e de habitação, em cinco localidades da cidade.

CARREGANDO :)

As ACPs, subscritas pelo titular da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente de Niterói, Promotor de Justiça Luciano Mattos, resultaram de inquéritos civis públicos instaurados a partir de representações apresentadas por moradores das localidades atingidas ou sob risco de deslizamento e desmoronamento.

No Morro do Castro (principalmente nas ruas A e Teixeira de Freitas e na Travessa A) e no Morro da Rua Manoel Correa, no Bairro de Fátima, foram requeridas providências como apresentação de diagnóstico local; remanejamento, relocalização e remoção de moradores de áreas de risco; reassentamento de atingidos; demolição de casas em áreas de risco; impedimento de novas ocupações; obras de drenagem e contenção de encosta e arborização.

Publicidade

Foram requeridas ainda, no Morro do Castro, a recuperação ambiental da área e a realização de fiscalização periódica do local. No Morro da Rua Manoel Correa, foi requerida também a execução de obras de saneamento básico. No Bairro Pé Pequeno (nas ruas Maricá, Miracema e Itaperuna) e no Morro da Viração, em Vila Charitas, foram requeridos a realização de diagnóstico local e de possíveis ocupações irregulares; mapeamento geológico-geotécnico; remanejamento, relocalização ou remoção de moradores de áreas de risco; impedimento de novas ocupações irregulares; obras de contenção e drenagem, e arborização. No Barreto, na Travessa 22 de Maio, o MP requereu a realização de obras de contenção e drenagem, e outras medidas de segurança para os moradores.