O brasileiro é conhecido por tentar levar vantagem nas mais diversas situações do cotidiano. No jargão popular, essa conduta tem nome: "jeitinho brasileiro". Com o intuito de coibir essas atitudes, o Ministério Público Estadual (MP), a Associação Paranaense do Ministério Público e a Fundação Escola do Ministério Público do Paraná lançam, no estado, a campanha "O que você tem a ver com a corrupção", com um seminário ministrado no MP estadual.
A campanha tem cunho educativo, com o objetivo de mostrar que a "esperteza brasileira" não é uma qualidade. "Pretendemos incutir a honestidade nos princípios das crianças para que se alterem pequenos hábitos cotidianos. Com a mudança de valores, a corrupção, que sabemos estar instalada no Brasil, será vista com outros olhos", afirma Moacir Gonçalves Nogueira Neto, coordenador da campanha e do Centro de Apoio das Promotorias de Proteção ao Patrimônio Público e à Ordem Tributária.
Para o procurador-geral de Justiça do MP, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, é preciso que o brasileiro entenda que a corrupção está diretamente ligada à falta de qualidade dos serviços públicos. "Há milhares de brasileiros afastados de seus direitos, como a habitação e a educação de qualidade. O combate à corrupção visa utilizar recursos em políticas públicas", explica.
Com a iniciativa, a expectativa é de depurar as instituições brasileiras. "Do Legislativo, Judiciário e Executivo, esperam-se os exemplos de conduta. Eles devem defender os interesses do povo", afirma Sotto Maior Neto. Com a criação de conceitos na educação, aliada às legislações avançadas como as leis de responsabilidade fiscal e improbidade administrativa , cria-se a noção de que cada pequeno ato ilícito afeta toda a nação. "Temos que dar esse salto de qualidade nas idéias da sociedade", argumenta Nogueira Neto.
Num primeiro momento, no entanto, a campanha não chegará ao seu público-alvo. "Primeiro, promoveremos a discussão em diversos setores da comunidade paranaense. A idéia é implantar um fórum de debate permanente", explica Nogueira Neto. "Embora o Ministério Público seja o agente deflagrador, espera-se que aumentem as colaborações para a campanha, principalmente de instituições ligadas às escolas. O MP, sozinho, não tem como atingir esse público", completa.
Para se iniciar o debate estudantil sobre a corrupção, pensa-se em distribuir cartilhas explicativas com linguagem atraente para crianças e adolescentes. "Com elas, pode-se propor uma série de trabalhos, como dissertações e discussões, para que se perceba a corrupção como um dos grandes problemas brasileiros", esclarece Sotto Maior Neto. "Depois, pretendemos elaborar campanhas com desportistas e ídolos da música, que os jovens têm como modelo", diz.
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Serviço
Lançamento da campanha "O que você tem a ver com a corrupção": sexta-feira, dia 22, a partir das 8h30, no Ministério Público do Paraná (R. Marechal Hermes, 751). A entrada é franca. Mais informações: (41) 3352-2919 ou 3250-4000.