O Ministério Público de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, ajuizou uma ação civil pública pedindo a interdição do Matadouro Municipal. O estabelecimento funciona sem licença de operação. O caso está na 2ª Vara da Fazenda Pública e ainda não há uma decisão judicial.
A prefeitura informou que o problema é ambiental e não sanitário. "O processo de produção de carne está adequado, não há qualquer problema sanitário, o problema é ambiental, o Matadouro está localizado numa Área de Preservação Permanente", afirma o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ribas Neto.
O Matadouro fica próximo ao Rio Verde, no bairro de Uvaranas, em Ponta Grossa. Desde 1995, o estabelecimento é administrado pela Associação do Comércio e Indústria de Carnes Ponta Grossa (Acic-PG). O responsável pela Associação não se manifestou porque ainda não foi notificado de nenhuma decisão judicial. Em nota, o promotor Honorino Tremea, que propôs a ação, informou que o Matadouro funciona irregularmente. "O Matadouro Municipal nunca obteve a devida licença ambiental, ou seja, nunca esteve apto a funcionar, inobstante esteja em pleno funcionamento desde sempre", disse.
Conforme o secretário Ribas Neto, na gestão municipal anterior foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Associação, o MP e a prefeitura para que se providencie outro local de instalação do Matadouro. As áreas estão sendo estudadas, mas, de acordo com o secretário, o orçamento feito na administração passada não previu a construção de um novo prédio para o Matadouro.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora