O Ministério Público do Paraná (MP-PR) apresentou uma ação civil pública contra a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o município de Guaratuba para que seja feita a instalação imediata de rede de coleta e tratamento de esgoto nos bairros de Coroados e Barra do Saí.
O pedido partiu dos moradores da região. Eles fizeram um abaixo-assinado, com mais de mil assinaturas, e encaminharam para a Promotoria de Justiça da comarca. Segundo a ação, o esgoto das casas tem sido despejado em valas abertas das ruas dos dois bairros. O efluente acaba escorrendo até o Rio Bacamarte e depois no Rio Saí-Guaçú , cuja foz é na Barra do Saí, contaminando um trecho da praia.
Segundo informaçõs da Sanepar, há um inestimento de R$ 28 milhões assegurado para o município, para 2012, que inclui, também, tratamento de esgoto para os bairros de Coroados e Barra do Saí.
O MP-PR pede, também, o pagamento de indenização pelos danos causados pela Companhia ao meio ambiente e pelo dano moral ambiental, além da condenação do município a fiscalizar, efetivamente, as obrigações contratuais assumidas pela Sanepar.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora