O Ministério Público do Paraná (MP-PR) entrou com uma ação civil pública para que seja feita uma licitação para o transporte público urbano de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com o MP-PR, um decreto municipal de 2008 prevê a concorrência, que ainda não foi realizada. Atualmente, o serviço é prestado pela concessionária do transporte metropolitano.
O problema em Piraquara foi constatado porque o MP-PR recebeu denúncias sobre a falta de manutenção dos abrigos dos pontos de ônibus no município. Essa é uma responsabilidade da empresa responsável pelo transporte urbano. "A legislação municipal exige que o serviço de manutenção dos pontos de ônibus seja realizado pela concessionária contratada pelo Poder Executivo para prestar o serviço de transporte público coletivo urbano. Como não há empresa contratada, os abrigos encontram-se destruídos, afirmou o promotor de Justiça Marco Aurélio Romagnoli Tavares", que foi autor da ação.
Na ação, o MP-PR pede que a Justiça determine a abertura do processo licitatório em 30 dias. De acordo com o órgão, deve constar no contrato uma cláusula determinando a manutenção e construção de abrigos para os passageiros.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Piraquara, por volta das 10h45, e aguarda o retorno.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião