Equipamentos eletrônicos, CDs e celulares doados pela Receita Federal à Polícia Militar em Ponta Grossa podem estar sendo desviados. A acusação é da Procuradoria-Geral da República em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e foi encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao Comando Geral da Polícia Militar, na terça-feira. O suposto desvio de patrimônio estaria acontecendo no 1.º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Grossa.
Segundo o documento, um cruzamento das listas de equipamentos doados pela Receita Federal entre 2003 e 2006 e o inventário do Batalhão mostrou a falta de vários equipamentos. Entre eles, como mostra reportagem da Gazeta do Povo na edição desta quinta-feira (27/9), estão dois notebooks, impressoras, mil CDs virgens e dez celulares.
"Existem fortes indícios de peculato e improbidade", afirma Osvaldo Sowek Jr., procurador da República em Ponta Grossa. Segundo ele, muitos dos equipamentos não constavam nem como recebidos pelo batalhão.
O ex-comandante do 1.º BPM de Ponta Grossa, tenente-coronel aposentado Durval Japiassu, responsável pelo Batalhão na época dos desvios, citado no documento, não foi encontrado pela reportagem para comentar o caso. O Comando-Geral da Polícia Militar e o Ministério Público Estadual não haviam recebido o documento ainda.