O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o jornalista Allan dos Santos, do Terça Livre, por ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. De acordo com o órgão (leia aqui a íntegra do documento), os ilícitos foram feitos em vídeos - como o conteúdo intitulado "Barroso é um miliciano digital", publicado em 24 de novembro de 2020 - e em outras mensagens nas redes sociais.
>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
Nas imagens do vídeo de 24 de novembro, o jornalista faz declarações como: “Tira o digital, se você tem c...! Tira a p... do digital, e cresce! Dá nome aos bois! De uma vez por todas Barroso, vira homem! Tira a p... do digital! E bota só terrorista! Para você ver o que a gente faz com você. Tá na hora de falar grosso nessa p...!'".
Na denúncia, o MPF ressalta que as afirmações de Allan dos Santos não estariam protegidas pelo direito de liberdade de expressão por desobedecerem a "proibições expressas dispostas no direito internacional dos direitos humanos".
A ação, enviada ao Juizado Especial Criminal Federal, traz imagens de diversas mensagens do jornalista publicadas no Twitter e em outras plataformas de redes sociais. A denúncia ressalta que "a própria natureza inerente às redes sociais" torna as alegações do jornalista ainda mais perigosas.
Allan dos Santos é citado nos inquéritos do STF que apuram disseminação de fake news e financiamento de atos antidemocráticos e também já foi alvo de operações da Polícia Federal.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora