O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) entraram com uma Ação Civil Pública contra a empresa Fertilizantes Heringer (S/A), que atua em Paranaguá (litoral paranaense). A ação também é contra o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os órgãos pedem a suspensão imediata das atividades da empresa em Paranaguá, sob pena de multa, e a declaração de nulidade do licenciamento ambiental concedido pelo IAP.
Segundo o MPF e o MP-PR, a empresa está causando danos ambientais e expondo a população que vive nas proximidades à poluição. A ação foi ajuizada com pedido de liminar, para que as atividades da Heringer sejam suspensas com urgência. A reportagem entrou em contato com a empresa em Paranaguá, mas não encontrou o responsável para comentar o assunto.
Os órgãos alegam que a empresa está localizada em Áreas de Preservação Permanente de Mata Atlântica, na região da área residencial do distrito de Alexandra. De acordo com a assessoria de imprensa do MPF, a empresa por se tratar de uma unidade industrial de fertilizantes pode causar grande poluição, armazenando e utilizando produtos perigosos. Isso geraria graves danos ambientais e à saúde da população que mora perto da empresa.
Na ação, os órgãos alegam que, além de cometer outras irregularidades, a empresa deveria ter realizado uma previsão efetiva e real dos impactos provenientes do empreendimento, de forma a preservar o bioma de Mata Atlântica local e a integridade da saúde da população.
O IAP também é réu na ação, por liberar o empreendimento altamente impactante ao meio ambiente sem a elaboração do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EPIA/RIMA) e por permitir a instalação em Área de Preservação Permanente. A assessoria de imprensa do IAP afirmou que o órgão ainda não foi notificado da ação.
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora