Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizaram ocupações de terras e marchas em cinco estados e no Distrito Federal nesta quarta-feira (15). As manifestações ocorreram no Rio Grande do Sul, Pernambuco, Mato Grosso, Pará, Bahia e Distrito Federal.
No Rio Grande do Sul, famílias ocuparam fazendas em Canguçu e São Luiz Gonzaga.
Em Pernambuco, uma fazenda em Vitória de Santo Antão, na Região Metropolitana do Recife, foi ocupada por cerca de 100 famílias. A área pertence à prefeitura do município.
Em Mato Grosso, cerca de 300 trabalhadores rurais partiram em marcha de Jangada e devem percorrer 100 quilômetros até Várzea Grande, onde o grupo chega no domingo (19).
No Pará, manifestantes acamparam em Eldorado dos Carajás. Trabalhadores rurais das regiões Norte e Nordeste também se concentram em Belém.
No Distrito Federal, 300 famílias do MST e do Movimento de Apoio ao Trabalhador Rural (MATR) ocuparam uma fazenda em Planaltina (DF).
Segundo o MST, as ações são parte da Jornada Nacional de Lutas de Abril, que tem o objetivo de reivindicar a reforma agrária e lembrar a morte de 19 sem-terras em Eldorado dos Carajás há 13 anos.