Cerca de 500 trabalhadores sem-terra ligados ao MST invadiram nesta sexta à noite a fazenda Rio Vermelho, no município de Sapucaia, no Sudeste do Pará, com a intenção de pressionar o Incra a acelerar a reforma agrária no município.

CARREGANDO :)

Com cerca de 26 mil hectares e 130 mil cabeças de gado, a fazenda começou a ser ocupada pelos sem-terra por volta de meio-dia de sexta-feira, quando as primeiras cercas começaram a ser derrubadas. A polícia militar foi acionada, mas preferiu aguardar decisão da Justiça sobre a reintegração de posse, que já foi pedida pelos advogados dos donos da fazenda.

A invasão foi completada de noite com a chegada de mais famílias sem-terra. O MST espera a chegada de mais famílias ainda nesse final de semana, vindas de municípios como Rio Maria, Xinguara, Marabá e Eldorado.

Publicidade

A Fazenda Rio Vermelho é considerada como um dos maiores empreendimentos agropecuários do País e pertence ao Grupo Quagliato. A fazenda possui um mini-hospital, com médico e enfermeira, gabinete dentário, escola, ônibus para transporte, casas de funcionários todas em alvenaria e com energia elétrica, e emprega cerca de 200 pessoas. A fazenda teria ainda o maior número de animais inseminados do Brasil.

Veja também
  • MST invade fazenda no interior de São Paulo
  • MST não consegue acordo com PM e desocupa fazenda