Começou a funcionar na manhã desta segunda-feira (27) o novo binário das Ruas Júlia da Costa e Princesa Isabel, no bairro Bigorrilho, em Curitiba. As duas ruas paralelas deixaram de ser mão dupla. As mudanças de trânsito na região também incluíram a implantação de novos semáforos.
Desde as 10h, os veículos na Júlia da Costa circulam apenas no sentido centro-bairro. Na Princesa Isabel o sentido é bairro-centro. O trecho em que as duas ruas vão funcionar como binário começa no cruzamento com a Rua Desembargador Motta e vai até a Euclides da Cunha.
Equipes da Diretran estão distribuindo, nas nove quadras do trecho, um mapa explicativo para moradores e comerciantes da região. O trabalho dos agentes será apenas educativo, sem o registro de infrações, nos primeiros dias de implantação.
De acordo com o engenheiro de operações da Diretran, João Guilhermo Ianfen Baptista, foram registradas poucas ocorrências de motoristas dirigindo na contramão. Quase todas foram feitas por moradores que saíam de suas garagens na direção errada.
Com o binário, quatro linhas de ônibus que passam pela região mudam de itinerário. Segundo o site da Prefeitura de Curitiba, as linhas convencionais Jardim Esplanada, Bigorrilho e Savóia, além do ligeirinho Curitiba Campo-Largo, deixam de passar pela Princesa Isabel em direção ao centro. Essas linhas foram transferidas para a Júlia da Costa.
Para o ligeirinho não há nenhuma alteração de parada porque não há estações-tubo no trecho do binário. E para as outras linhas, os antigos pontos na Princesa Isabel foram transferidos para a Julia da Costa.
Na mesma operação, foram instalados novos semáforos nos quatro cruzamentos mais movimentados do binário, nas Ruas Francisco Rocha, Capitão Souza Franco, Ângelo Sampaio e Fernando Simas. Esta última rua, segundo o engenheiro da Diretran, foi local de diversos acidentes durante o fim de semana, ocasionados por motoristas que não respeitaram o novo semáforo.
Nesta segunda, o trânsito no local, até o começo da tarde, era considerado normal. Também não foi registrado nenhum acidente em decorrência das mudanças.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora