Enquanto moradores do Sul do país sofreram com temporal nesta semana, no Centro-Oeste e Sudeste do país, o tempo está mais seco do que o normal. Meteorologistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) dizem que as mudanças no clima são comuns no fim do inverno e começo da primavera, mas neste ano as frentes frias foram muito fortes e se deslocaram rapidamente, provocando muita mudança do clima.

CARREGANDO :)

"Vamos ter um pouquinho mais de inverno na próxima semana, e provavelmente depois a primavera vai retornar com mais força", diz o pesquisador Marcelo Seluchi, do Inpe.

No Sul, moradores sofreram com um temporal de granizo e com o vento forte entre quarta-feira (10) e quinta-feira (11). O governo estadual calcula que 500 famílias foram diretamente prejudicadas em 20 municípios. Na sexta-feira (12), o tempo permaneceu instável, deixando moradores preocupados.

Publicidade

Já em Goiânia, no Centro-Oeste, houve recorde histórico de calor em um mês de setembro: os termômetros marcaram 38,9ºC. A seca e o calor provocam incêndios que estão destruindo o cerrado. Na sexta-feira, o fogo atingiu pelo menos 30% da área de preservação da Serra da Jibóia, que tem 22 mil hectares.

A cidade de São Paulo viveu o inverno mais seco dos últimos 65 anos: foram 39 dias seguidos sem chuva. A umidade relativa do ar caiu para 19%, quando o normal em um inverno é de 30%, em média.

Veja também
  • Acidente com ônibus de religiosos deixa pelo menos 7 mortos
  • Brasil deve construir 50 a 60 usinas nucleares nos próximos 50 anos, afirma Lobão
  • Justiça de SP manda prender novamente "tropa de choque" do PCC
  • Acidente envolvendo quatro veículos deixa um morto e quatro feridos