A intervenção de soldados do posto avançado da Polícia Florestal na Ilha do Mel, no litoral do estado, evitou que uma mulher, não identificada, fosse agredida por vários moradores do local, após ter destruído, na manhã de segunda-feira (17), imagens, bancos, vasos e vidraças da igreja Nossa Senhora dos Navegantes, localizada no Farol das Conchas.
Logo após a abertura do templo, por volta das 10 horas, a mulher entrou no local e sem qualquer razão aparente, iniciou a destruição, descreveu o presidente da comissão de festejos da igreja, Alcione Valentim, 37 anos. Contida pelos policiais, a mulher foi levada ao posto da Polícia Ambiental na localidade de Nova Brasília, na região meridional da ilha. Ali, vários moradores se concentraram na tentativa de agredir a mulher.
"Tivemos que agir com serenidade para acalmar os ânimos e conseguir retirá-la de lá", contou o tenente Kleber Piovesan, que comandou a ação policial no local. Até o final da tarde de segunda-feira, a polícia não havia identificado a mulher. Ela teria informado que seria da cidade de Cerro Azul, mas não portava qualquer documento. Os policiais lavraram um termo circunstanciado.
A igreja destruída é local da festa de Nossa Senhora dos Navegantes, evento religioso significativo no litoral do estado, que atrai centenas de fiéis, no mês fevereiro, acompanhando uma procissão de barcos.