A tenente-coronel Rita Aparecida de Oliveira, de 47 anos, tornou-se, na tarde desta segunda-feira, a primeira mulher no Sul do Brasil a assumir o comando de uma unidade operacional da Polícia Militar. A posse foi realizada em frente à sede do 12.º Batalhão da PM no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, e, a partir desta cerimônia, a tenente-coronel Aparecida passa a ser a responsável pelo policiamento de 35 bairros da capital paranaense, inclusive da região central.
A solenidade foi presidida pelo coronel Avelino José Novakoski, comandante do Policiamento da Capital, e teve a presença de autoridades civis e militares, além de amigos e familiares da nova comandante. "Desafios são ótimos, porque fazem a gente crescer como pessoa e como profissional. Estou preparada para muito trabalho e para honrar a responsabilidade e confiança que me deram", disse a tenente-coronel.
Segundo a Polícia Militar, o presidente coronel Novakoski acredita que a nova comandante tem todos os méritos para fazer um bom comando. "É uma demonstração de que não há diferenciação entre nós. A ascensão na carreira ocorre com igualdade de condições e por isso, hoje, uma mulher chega ao comando de um batalhão".
Histórico
Com uma formação invejável, a comandante confirma a sua história de percussora na PM. Ela foi admitida em 20 de outubro de 1977, como soldado de primeira classe na 1.ª turma de mulheres da instituição no Paraná. Por merecimento foi sendo promovida sucessivamente a segundo-sargento (1978), aspirante à oficial (1981), segundo-tenente (1983), primeiro-tenente (1989), capitão (1991), major (2001) e tenente-coronel (2005).
Desde que foi admitida na PM a tenente-coronel Aparecida buscou o aperfeiçoamento profissional. Ela já possui o Curso de Polícia Judiciária Militar, concluiu o Curso de Técnicas de Ensino, ambos na Academia Policial Militar do Guatupê, além do Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
É formada em Direito, pela Faculdade de Direito de Curitiba, e fez especialização na área de Sociologia, com ênfase em Educação. Concluiu ainda a especialização da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.
Recentemente concluiu o Curso Superior de Polícia, na Academia Policial Militar do Guatupê, que lhe outorgou o grau de doutora em segurança pública.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora