Foi publicada ontem, no Diário Oficial da União, as novas regras e regulamentos para a cirurgia que possibilita a troca de sexo para as mulheres. O tratamento só pode ser realizado em maiores de 21 anos, depois de diagnóstico médico e com características físicas apropriadas para a cirurgia.

CARREGANDO :)

A resolução do Conselho Fe­­­de­­ral de Medicina (CFM) reco­nhe­­­ce a neofaloplastia (constru­­­ção do pênis) e autoriza os pro­­­­cedimentos de retirada de ma­­­­­ma, útero e ovários. A gaúcha Cristyane Oliveira foi uma das pioneiras da cirurgia no pa­­­ís. Ela teve seu processo concluído em 2002 em Porto Alegre (RS). Hoje trabalha como secretária, é casada há oito anos, e diz se sen­­tir realizada.

Para o CFM, a neofaloplastia continua sendo um procedimento experimental, de resultados estéticos e funcionais ain­­da questionáveis. Outra novidade é que agora os tratamentos de transgenitalismo po­­dem ser realizados em qualquer estabelecimento, desde que sigam os pré-requisitos da resolução. Os pacientes devem passar por avaliação de equipe constituída por médico psiquiatra, cirurgião, endocrinologista, psicólogo e assistente social, por, no mínimo, dois anos.

Publicidade