Mulheres têm menos multas no trânsito que homens
- RPC TV
O número de infrações cometidas pelas mulheres no trânsito é muito menor que o dos homens e as estatísticas comprovam isso. Dados do Departamento de Trânsito (Detran) mostram que, nos primeiros seis meses deste ano, 12.742 motoristas tiveram a carteira de habilitação suspensa no Paraná. Deste total, 78 % (9.945) eram homens, enquanto 22% (2.797) eram mulheres.
Os números ainda mostram que, quando se trata de suspensão automática da carteira, provocada por infrações muito graves, como dirigir em alta velocidade ou embriagado, 10.534 são homens (91,5%), e apenas 969 (8,5%) são mulheres.
Segundo o Detran, estas diferenças poderiam ser maiores, já que muitas mulheres assumem a culpa em acidentes no lugar de maridos e filhos.
Em entrevista ao ParanáTV da RPCTV, a coordenadora de habilitação do Detran, Maria Aparecida Farias, diz que um veículo pode estar registrado no nome da mulher, mas é conduzido pelo filho, e quando um acidente acontece, ele não se apresenta como condutor. "Ela assume uma responsabilidade e vem ao Detran fazer o curso de reciclagem e cumprir o período da suspensão da carteira", afirma Maria.
Para o advogado especialista em trânsito, Marcelo Araújo, ter menos multas significa, além de segurança, uma economia. "Muitas seguradoras vão acabar beneficiando as mulheres com o valor do seguro, já que estudos mostram que elas são mais cuidadosas", finaliza.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião