Ponta Grossa - A operação de combate ao desmatamento que desde segunda-feira rastreia pontos de crimes ambientais em 14 cidades do Centro-Sul do Paraná já aplicou R$ 2,9 milhões em multas. Foram lavrados 99 autos de infração, por irregularidades diversas. Ao total, 130 hectares de terra foram embargados e foram aprendidos 600 metros cúbicos de madeira serrada o equivalente à carga de 50 caminhões. Também centenas de sacas de carvão produzido ilegalmente foram encontradas.
Em buscas com ajuda de helicóptero, uma serraria móvel foi localizada, no meio da mata, no município de Calmon, Centro-Oeste de Santa Catarina. Esse tipo de estrutura é usada para fazer derrubadas sem deixar pistas de quem foram os responsáveis. A madeira já sai serrada da floresta, evitando o transporte de toras. Um caminhão carregado com imbuia serrada foi interceptado ontem, em Pinhão, na PR-170. O motorista apresentou uma autorização de corte e transporte, mas para pínus.
A força-tarefa é formada por 223 agentes, de seis estados brasileiros, integrantes da Polícia Federal e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio dos órgãos ambientais do governo estadual.