• Carregando...

São Paulo - Mensaleiros desfilam nos programas do horário eleitoral gratuito. Sanguessugas ameaçam renunciar em bloco. O chefe do Executivo é multado por distribuir cartilhas com feitos de sua administração. Será que a democracia está funcionando?

A cientista política Lourdes Sola encarou esta pergunta em um colóquio no mês passado, na cidade de Fukuoka, no Japão, entre colegas das mais diferentes nacionalidades. No encontro, foi eleita presidente da International Political Science Association (Ipsa), uma entidade que reúne acadêmicos do mundo. Professora aposentada da Universidade de São Paulo, doutora pela Universidade de Oxford e consultora da MB Associados, é a primeira brasileira, a primeira latino-americana e a segunda mulher a ocupar esse cargo.

A democracia está funcionando?

Lourdes Sola – A democracia implica desafios e, em contextos regionais, eles são bem diferentes. O que a história recente está nos mostrando? Que, nos últimos 30 anos, houve uma expansão democrática em escala global. Apesar de todos os problemas, há mais democracia no mundo hoje. Esse processo começou na década de 70, com a democratização de Portugal e Espanha. Depois, foi se repetindo em outros países, alcançando mais à frente a América Latina. Embora as coisas caminhassem nessa direção, o que se viu foram diferentes estilos de democratização, com desafios próprios e lideranças de natureza diversa. Temos três décadas de experimentação de democracia pelo mundo.

Bem a propósito, como está a democracia brasileira?

Apesar dos problemas enfrentados e dos inúmeros desafios pela frente, sou otimista. Andamos muito. Hoje há uma forte mudança na maneira como o Brasil se insere no cenário internacional. Vou dar apenas um exemplo. O agronegócio em nosso país é dos mais produtivos do mundo, e não adianta o pessoal do MST reclamar. É produtivo, ponto. Ao mesmo tempo, somos o país que enfrenta conflitos e tensões vindos de um setor mais atrasado, mais conservador, que é a agricultura familiar. Quando na verdade, ela deveria ser apoiada para crescer muito e o quanto antes inserir-se nos fluxos comerciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]