A cidade de Pedra Branca, no Sertão do Ceará, está preocupada com um surto da gripe suína - Influenza A (H1N1). A cada hora aparece, em média, dois casos suspeitos na cidade. Onze já foram confirmados pela Secretaria de Saúde cearense e há 232 notificados. Todos os pacientes são do Colégio Agrícola da cidade, de acordo com a pasta.

CARREGANDO :)

Os casos vieram à tona depois que um professor da escola profissionalizante, com sintomas fortes da doença, foi à Fortaleza se tratar e lá recebeu o diagnóstico da gripe suína. Ele teve contato com um paciente infectado pelo vírus em São Paulo.

A população do município, de 43 mil moradores, está assustada e o estoque de máscaras cirúrgicas acabou nas farmácias. "Eu senti uma fraqueza, dor na barriga, nas pernas. E deu logo uma febre alta - diz o agricultor Simões Alves Carneiro."

Publicidade

O hospital de Pedra Branca criou um setor específico para contabilizar os casos suspeitos. Os mais graves são atendidos na emergência. O local recebeu remessas do medicamento para combater a gripe no fim de semana.

"Nós queremos que os casos sejam diagnosticados rapidamente, que a gente possa apoiar o município na realização dos exames e nessa articulação para que não falte estrutura", diz Arruda Bastos, secretário de Saúde cearense.

Situação

Um técnico do Ministério da Saúde deve chegar nesta segunda-feira à Pedra Branca para acompanhar a situação. Os casos foram confirmados na sexta-feira (25) pelo Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen). Os pacientes estão sendo acompanhados e monitorados pelas vigilâncias epidemiológicas da Secretaria de Estado da Saúde do Ceará e da Secretaria de Saúde Municipal de Pedra Branca.

Este ano, 17 mil moradores de Pedra Branca foram vacinados contra a gripe. Cerca de 94% das crianças com menos de 1 ano foram imunizadas contra a doença, e 95% dos idosos.

Publicidade