Mais de 10 mil exemplares de plantas passaram a integrar o acervo do Museu Botânico Municipal sendo que mil são espécies novas, algumas ainda nem catalogadas pela Botânica.
A coleta dos exemplares aconteceu durante expedição de técnicos do Museu aos estados de Goiás, Bahia, Minas Gerais e Paraná. A equipe trouxe dois tipos de flores de maracujá e um de mimosa que ainda não haviam sido descritos na literatura.
As expedições para detectar novas espécies e trazê-las à Curitiba são realizadas até cinco vezes por ano. A equipe escolhe locais pouco conhecidos e com a flora ainda pouco estudada.
Os técnicos que participam das expedições se consideram "discípulos" de Gerdt Guenther Hatschbach, fundador do museu que faleceu em abril deste ano aos 89 anos. O professor Gerdt, como era chamado, coletou mais de 80 mil plantas ao longo da vida.Museu Botânico Municipal
O Museu tem o quarto maior acervo do país, com cerca de 400 mil plantas secas identificadas e preservadas. Ele fica dentro do Jardim Botânico, em Curitiba, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Finais de semana e feriados das 9h às 18h.
Veja fotos de algumas espécies
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Lula passa para cuidados semi-intensivos após três dias de monitoramento contínuo
Divórcio com mercado financeiro: Lula perde apoio de investidores para 2026
Por futuro de Lula, esquerda se antecipa e ataca Tarcísio de olho em 2026; assista ao Sem Rodeios
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora