Dormideira do Cerrado, uma das espécies coletadas| Foto: Divulgação/MBM
Exemplar de Maracujá do Cerrado coletado durante a expedição
Dormideira do Cerrado, uma das espécies que passam a fazer parte do acervo do Museu Botânico Municipal
Manacá do Cerrado, outra flor encontrada durante a expedição
Equipes do Museu coletam exemplar de planta em Goiás

Mais de 10 mil exemplares de plantas passaram a integrar o acervo do Museu Botânico Municipal – sendo que mil são espécies novas, algumas ainda nem catalogadas pela Botânica.

CARREGANDO :)

A coleta dos exemplares aconteceu durante expedição de técnicos do Museu aos estados de Goiás, Bahia, Minas Gerais e Paraná. A equipe trouxe dois tipos de flores de maracujá e um de mimosa que ainda não haviam sido descritos na literatura.

As expedições para detectar novas espécies e trazê-las à Curitiba são realizadas até cinco vezes por ano. A equipe escolhe locais pouco conhecidos e com a flora ainda pouco estudada.

Publicidade

Os técnicos que participam das expedições se consideram "discípulos" de Gerdt Guenther Hatschbach, fundador do museu que faleceu em abril deste ano aos 89 anos. O professor Gerdt, como era chamado, coletou mais de 80 mil plantas ao longo da vida.Museu Botânico Municipal

O Museu tem o quarto maior acervo do país, com cerca de 400 mil plantas secas identificadas e preservadas. Ele fica dentro do Jardim Botânico, em Curitiba, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Finais de semana e feriados das 9h às 18h.

Veja fotos de algumas espécies