O Museu de Geologia e Paleontologia de Ponta Grossa foi invadido e teve peças danificadas. Uma delas foi furtada. Pesquisadores perceberam a invasão apenas ontem e ainda não sabem quando ela ocorreu. O local, dentro do Parque Estadual de Vila Velha, ainda não foi inaugurado.
De acordo com o idealizador do museu, João José Bigarella, o armário de uma sala foi forçado, onde havia fósseis e cristais empacotados em plásticos. "Uma das amostras que eu considerava mais bonita, presente de um professor, foi quebrada e parte desapareceu", diz o pesquisador, sobre uma pedra barita.
Nenhuma das peças tem valor comercial, segundo ele. Servem para pesquisa e material didático para os futuros visitantes do museu. Para ele, o parque não oferece "a mínima segurança". O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pelo parque, informou que há um vigia à noite para circular por todas as áreas de uso público.
A Polícia Civil fez uma perícia na tarde de ontem no local, mas não encontrou vestígio de portas arrombadas.
Perda
Bigarella diz que considera a situação "lastimável" e tem receio de equipar o museu caso não haja mudanças no esquema de segurança.
Idealizado para receber universitários, estudantes e visitantes do parque, o museu foi construído pelo governo estadual. A fundação que leva o nome do pesquisador tenta equipar o museu com R$ 3 milhões em patrocínio de empresas, por meio da Lei Rouanet.