Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ciência

Museu expõe o maior dinossauro descrito no Brasil

Rio – O Museu Nacional, no Rio de Janeiro, abriga desde ontem um gigante de 13 metros de comprimento. O Maxakalisaurus topai é o maior dinossauro já descrito no Brasil e o primeiro de grande porte a ser reconstituído, depois de quase dois anos de trabalho. O bicho, que pesava cerca de 9 toneladas, viveu há 80 milhões de anos e seus ossos foram encontrados em Minas Gerais, 12 anos atrás.

A geóloga Karen Goldemberg mapeava rochas quando se deparou com os fósseis às margens da Rodovia Campina Verde-Prata a cerca de 45 quilômetros de Prata, no Triângulo Mineiro. Foram necessárias quatro grandes escavações, entre 1998 e 2002, para que os pesquisadores do Museu Nacional, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, retirassem seis toneladas de blocos de pedra contendo restos de dinossauros.

O paleontólogo Alexander Kellner e sua equipe descobriram que os fósseis pertenciam a uma nova espécie de titanossauro, do grupo saurópode (dinossauros herbívoros, de pescoço comprido e cabeça desproporcional ao tamanho do corpo). Ao batizar o bicho, homenagearam a tribo mineira Maxakali e Topa, divindade cultuada por esses índios. "Há mil espécies de dinossauros descritas no mundo. E o Brasil só tem 15, sendo que 3 delas são duvidosas. Esse é a quarta espécie de titanossauro encontrada aqui", disse Kellner, ao comentar a importância da nova descoberta.

Concurso

Pela primeira vez no Museu Nacional, visitantes cegos encontrarão explicações em braile e poderão tocar réplicas dos ossos. Também haverá um concurso para escolha de apelido para o novo dinossauro. Crianças e adolescentes de até 16 anos poderão deixar sua sugestão numa urna no museu. O prêmio será um computador.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.