Rio (AE) A Polícia Federal (PF) pretende fazer amanhã a reconstituição do assalto ao Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, região central do Rio. Na última sexta-feira, quatro homens armados de pistolas e uma granada levaram quatro quadros e um livro de pintores mundialmente famosos. Segundo a delegada Isabele Vasconcelos, da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, as linhas de investigações estão adiantadas. Ela revelou que peritos recolheram no local impressões digitais, que estão sendo cuidadosamente analisadas.
"Estamos próximos de obter logo algum resultado e, por isso, confiantes", afirma a delegada. Além das impressões digitais colhidas, Isabele conta que tem recebido muitas informações sobre o assalto por meio do Disque-Denúncia. Os dois retratos falados de criminosos que estiveram envolvidos no assalto também estão contribuindo com o trabalho da PF.
As investigações já levaram a PF a colher o depoimento do motorista de uma Kombi, que teria transportado um dos quadros. Ele alegou que foi coagido a transportar a obra de arte. Segundo a delegada, teria sido "A dança", de Pablo Picasso, o maior de todos. Na fuga, um dos seguranças do museu tentou impedir que os assaltantes levassem esse quadro, mas na confusão ele teria sido danificado, segundo depoimento do funcionário.
Os demais quadros roubados do museu foram "Dois Balcões", de Salvador Dalí, "Jardim Luxemburgo", de Henri Matisse, e "Marine", de Claude Monet. O livro "Tioros", com figuras de Picasso, também foi levado. Os criminosos aproveitaram a confusão gerada pelo bloco carnavalesco "Carnelitas", que passava próximo ao museu, para agir.
A diretora do museu, Vera de Alencar, deverá ser convidada a prestar depoimento. Vera havia informado que o plano é abrir o museu amanhã, caso o circuito interno de tevê, que foi desligado durante o assalto, não tenha sido danificado. As obras de arte levadas não tinham seguro.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora