Para lembrar o Dia Mundial Sem Carro, que é comemorado hoje, pelo menos 3 mil pessoas se reuniram na Praça de Bolso do Ciclista ontem. A Rua São Francisco, no Centro de Curitiba, ficou lotada por causa da realização da 5.ª edição do Musicletada, evento que reúne ativistas em torno da música e da discussão da mobilidade urbana. O evento faz parte das comemorações do mês estadual da bicicleta, que encerra sua programação hoje. O dia marcará também oficialmente a inauguração da Praça do Bolso do Ciclista.
Desde o início da manhã de ontem, ativistas e curiosos circularam pela Rua São Francisco, fechada especialmente para o evento. Foram realizadas aulas de yoga, oficinas criativas, palestras sobre políticas públicas e o uso da bicicleta e apresentações musicais com artistas curitibanos.
"A gente procura sempre trazer uma ação de educação junto com os shows para não ficar tão vazio, não ser só um momento de entretenimento. É de entretenimento e de conscientização", diz Rosangela Araujo, uma das responsáveis pelo evento.
Um dos organizadores da mobilização, Lucas Ajuz, relata que a ação colabora para a revitalização de um espaço que estava abandonado. "Muitas pessoas consumiam drogas e aqui era um local violento. A gente espera que através da cultura, da arte e da mobilidade urbana a gente consiga mudar isso", explica.
O professor de educação física Isidoro Tokarski Junior sempre utilizou a bicicleta como meio de transporte, mas participou pela primeira vez do Musicletada. "Essa é uma ação muito importante para conscientização do tema e do uso da bicicleta", afirma.
Além de ciclistas, o evento também atraiu pessoas interessadas nas atividades culturais. A empresária Letícia Teixeira, levou ao evento sua filha Helena, de 5 anos, para participar da oficina de pipas. Ela elogiou a iniciativa e a utilização do espaço. "Esse é um lugar onde as crianças podem brincar na rua, à vontade e que a gente dificilmente encontra em Curitiba. A gente sente falta de lugares para encontrar outras crianças, socializar e brincar", afirma.