A Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) realizará a partir desta terça-feira (4) o primeiro mutirão de revisão de penas de 2014. Ao todo, a secretaria analisará a situação de mais de mil sentenciados que estão presos em penitenciárias e delegacias de Curitiba, Região Metropolitana e do litoral do estado.
A ação irá até sexta-feira (7), na Casa de Custódia de Piraquara, e avaliará eventuais concessões de indulto quando há perdão de pena - e de comutação de pena que são os casos em que há substituição por outras mais leves. Segundo a Seju, os pedidos de benefícios dos condenados serão apreciados por três juízes das Varas de Execução Penal de Curitiba e por cerca de 40 servidores do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Departamento de Execução Penal do estado (Depen) e da própria secretaria.
A Seju afirma que este é o 26º mutirão realizado no Paraná desde 2011 e será o primeiro em que serão instaurados os eventuais indultos e comutações de pena.
Gestão carcerária
Em janeiro deste ano, a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, viajou com uma equipe técnica da pasta até o Maranhão para auxiliar o estado nordestino no controle da crise penitenciária que eclodiu em 2014.
Entre as soluções apresentadas pelos paranaenses estava o Business Inteligence, que é o software de gestão prisional desenvolvido por aqui que disponibiliza dados atualizados sobre o sistema penitenciário e fornece um perfil de cada detento. Segundo a secretária, o pedido veio da governadora do Maranhão, Roseana Sarney.
O software é apontado como uma das principais ferramentas de gestão da população carcerária do estado. Conforme a Seju informou na época, por meio do programa a população carcerária do estado caiu de 30,5 mil para 28 mil em dois anos.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora