Cerca de 5 toneladas de lixo foram retiradas da Vila Pantanal, em Curitiba| Foto: Rafael Silva/COHAB/Divulgação

Um mutirão de limpeza removeu cinco toneladas de lixo da Vila Pantanal, no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba. A ação, que começou na última semana, foi encerrada nesta quarta-feira (17). A região é uma área de ocupação irregular onde vivem 768 famílias em situação de risco social e está sendo urbanizada pela prefeitura.

CARREGANDO :)

A ação foi realizada em parceria pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e a secretaria de meio ambiente. Como boa parte dos moradores da Vila Pantanal trabalha com a coleta de materiais recicláveis, eles foram convidados a colaborar com o mutirão, colocando na frente de suas casas os materiais que não tinham utilidade, como móveis, restos de madeira e caliça. O lixo recolhido foi encaminhado para o aterro sanitário.

Urbanização

Publicidade

A Vila Pantanal é uma ocupação irregular da década de 80 e está passando por um processo de transformação, com a construção de 334 novas casas. Além das moradias, estão sendo eliminados os pontos de alagamentos, com a retirada de moradores e a construção de casas em outros locais na própria vila. Na primeira etapa, estão sendo feitas 165 casas, que aguardam a implantação dos sistemas de água e esgoto para receber os novos moradores.

Outras 434 famílias vão permanecer onde estão. Neste caso, as moradias em situação mais precária vão receber melhorias habitacionais. Tida a comunidade vai ser atendida com melhoria na infraestrutura, implantação de redes de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem, energia elétrica e iluminação pública.

As obras têm custo de R$ 10,1 milhões, com recursos da prefeitura e financiamentos contratados pelo município junto ao programa Pró-Moradia (linha do governo federal que usa recursos do FGTS) e Fonplata (organismo financeiro internacional que atua nos países da bacia do rio Prata, na América do Sul). O retorno dos dois financiamentos é de responsabilidade da prefeitura.