A população atingida pelas chuvas no Litoral vai poder refazer os documentos perdidos e cancelar as faturas de luz e água com auxílio de um mutirão. Um levantamento da Defesa Civil aponta que cerca de 16 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Litoral.
A ação, que deve começar na próxima semana, está sendo organizada pela Secretaria de Relações com a Comunidade, que conta com os parceiros do programa Paraná em Ação para programar o mutirão. Entre os parceiros estão o Instituto de Identificação e o Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná (Irpen).
Em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo, o diretor-geral do Instituto de Identificação, Nilton Tadeu Rocha, garantiu agilidade na emissão dos documentos. Ele explica que os registros feitos a partir de 1994 estão microfilmados, o que facilita a emissão da carteira de identidade. Já os cadastros anteriores a essa data necessitam da apresentação da certidão de casamento ou nascimento. As segundas vias desses documentos serão solicitadas ao Irpen pelas assistentes sociais das prefeituras.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) também vão cadastrar as residências destruídas e danificadas pelas chuvas para o cancelamento da emissão das faturas correspondentes.
Os locais de atendimento e a data para o início ainda não foram definidos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião