Tudo para caber no modelito
Uma pesquisa internacional feita com 3 mil noivas revelou que a maior parte delas recupera rapidamente os quilos perdidos para o casamento. Veja abaixo alguns dados do estudo:
- As noivas perderam em média 6 quilos, mas uma entre dez entrevistadas chegou a eliminar 12 kg ou mais.
- Uma entre dez afirmou ter encomendado um vestido menor do que seu número para ter certeza de que alcançaria o resultado desejado.
- 17% das noivas apontaram o estresse como um fator para a perda de peso.
- O principal motivo para querer emagrecer para o casamento foi o fato de ser o centro das atenções no dia do evento.
- As entrevistadas também se preocuparam em como iriam sair nas fotos.
- A pressão exercida por familiares e amigos para que as noivas estivessem lindas no dia do casamento foi apontada como motivo para a perda de peso.
- Uma entre cinco admitiu que recuperou o peso perdido em até seis meses depois de ter se casado.
- 14% das participantes na pesquisa disseram que começaram a engordar já durante a lua de mel.
- 13% já haviam retornado ao peso anterior à dieta após um ano de casamento.
- Mais da metade das entrevistadas afirmaram sentir-se mais relaxadas diante dos parceiros depois de casar.
- 15% disseram que pararam de se sentir pressionadas para serem perfeitas.
- 14% admitiram ter relaxado quanto à aparência.
- Algumas culparam a tristeza após o casamento e a lua de mel pelo ganho de peso.
Atire o primeiro buquê a noiva que não quis estar radiante no dia do casamento. Para entrar impecável na igreja e sair bela em todos os registros da festança, vale qualquer esforço. Se tem mulher que passa a vida inteira de dieta, às vésperas de um dos dias mais importantes da existência feminina a obsessão pela silhueta esbelta pode chegar ao extremo. Embora perder peso para desfilar o modelito branco com graça e elegância seja a preocupação de dez entre dez noivas, um estudo internacional feito com 3 mil moças comprovou que, por mais que elas consigam emagrecer antes da cerimônia, a maioria recupera os quilos perdidos poucos meses depois de casada. Segundo a pesquisa, em média as noivas perderam seis quilos para caber no vestido, mas 14% delas afirmaram ter começado a engordar outra vez ainda durante a lua de mel. Uma entre cinco recuperou todo o peso perdido em até seis meses após a cerimônia. De acordo com o estudo, entre os principais motivos apontados por elas para querer perder peso estão: o fato de serem o centro das atenções no dia do evento, a preocupação sobre como sairiam nas fotos e a pressão exercida por familiares e amigos para que a noiva estivesse linda no dia do casamento. A engenheira Graziela Schonrock casou em dezembro de 2008 e um ano antes já começou a fazer dieta. Foram 16 quilos perdidos até o dia de ir para o altar, mas em quatro meses, lá estavam eles novamente. "Parei de tomar o remédio na lua de mel e logo que voltei de viagem já estava engordando outra vez", lembra.
O estilista Ronaldo Nitta, que trabalha com noivas, conta por experiência que é nos três meses que antecedem o casamento que as moças mais emagrecem. "Mas é uma minoria que consegue manter. Quase todas, se tentarem entrar no vestido depois de três meses do casamento, não vão conseguir", afirma.
Para a nutricionista Helena Simonar, professora do curso de nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, isso acontece porque as mulheres não mantêm uma rotina equilibrada. "Depois de se casar ela acaba assumindo mais compromissos e tem menos tempo de cuidar de si própria. Ela sai da casa dos pais, por exemplo, onde tinha uma rotina e refeições regradas e vai morar com o marido tendo que assumir uma série de responsabilidades. Isso faz com que ela tenha menos tempo para se cuidar", explica. Segundo o estudo, 14% das noivas admitiram ter relaxado quanto à aparência após o casamento. Mais da metade das entrevistadas afirmaram sentir-se mais relaxadas diante dos parceiros depois de casar e 15% disseram que pararam de se sentir pressionadas a parecerem perfeitas.
De acordo com a nutricionista, uma das formas de emagrecer e manter o peso é fazer as refeições em horários corretos. "O recomendado é fracionar a alimentação em pelo menos seis refeições diárias, priorizando frutas e hortaliças que são alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. Evitar lanches rápidos que são calóricos e ricos em sódio e tentar manter alguma atividade física", aconselha. Segundo ela, é importante lembrar que dietas malucas e restritivas podem fazer emagrecer rapidamente, mas causam o chamado efeito sanfona. "O organismo encontra uma forma de compensar a perda. Ele entende a falta de alimento como privação e depois supercompensa fazendo com que a mulher armazene energia e engorde rapidamente", diz.
Estresse
Além da preocupação com a beleza, o estresse dos preparativos foi apontado por 17% das noivas como um fator responsável pela perda de peso. "O desgaste das noivas para preparar a festa é enorme", comenta a psicóloga Letícia Silveira Netto. O estudo mostrou que, para elas, a tristeza depois de meses de preparação também é um fator que influi no ganho de peso. "A gente fica mais de um ano programando tudo, é muita expectativa, mas o dia mesmo passa muito rápido. Quando a gente se dá conta fica um vazio", diz Graziela. Para a psicóloga, esse sentimento acontece quando a noiva se percebe em uma rotina. "Depois da festa ela precisa encarar o dia a dia do casamento, e muitas vezes se frustra porque havia colocado uma expectativa muito alta, tinha uma visão muito idealizada da vida a dois", afirma.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora