Os motoristas que trafegam pela Linha Verde devem ter mais atenção nos locais onde estão concentradas as atuais obras. A sinalização da via é instalada à medida que os trechos são terminados. Por isso observar indicadores de velocidade é essencial para evitar ocorrências, segundo a prefeitura de Curitiba.
Placas informando sobre as obras em determinados trechos foram instaladas em vários pontos. No entanto, o arquiteto Ricardo Tempel Mesquita, coordenador do Comitê Temático de Acessibilidade do Crea, reclama da falta de aviso nas intervenções mais complexas.
Conforme Mesquita, nas proximidades do Colégio Medianeira, no sentido sul, a pista afunila rapidamente, aumentando o risco de acidentes. Na madrugada do último sábado, o filho do arquiteto bateu o carro em um dos blocos que sustentam as placas indicativas. "É um absurdo um espaço em que passam três carros diminuir de forma tão brusca", diz.
Mesquita garante que o filho seguia o limite de velocidade 40 quilômetros por hora mas não conseguiu frear pelo acúmulo de pedras e areia poucos metros antes da intervenção. "Vou pedir ressarcimento pelos danos materiais à prefeitura. Ainda bem que meu filho não se machucou", diz. Para o arquiteto, uma sinalização eficaz é a diferença "entre a vida e a morte" em uma obra.
A prefeitura alega que cumpre as normas nacionais estabelecidas e que as placas colocadas ao longo da via são suficientes para orientar os motoristas. Segundo a prefeitura, ainda, é difícil evitar que obras tragam incômodos.
Instalação
Funcionários da prefeitura instalaram uma placa de "Pare" no local onde ocorreu o acidente da última terça-feira em que um menino de oito anos ficou gravemente ferido logo após a saída dos carros da Polícia Rodoviária Federal. A dona de casa Carmen Parigo conta que não havia sinalização até a ocorrência. Conforme a prefeitura, a colocação da sinalização foi antecipada para aumentar a segurança dos motoristas. O equipamento, porém, está precariamente instalado e duas pedras são usadas para impedir a queda.
O menino ferido no acidente permanece em estado gravíssimo. Até o fechamento da edição, ele continuava no respirador da UTI. Ele sofreu fraturas no crânio e perdeu massa encefálica. Esse foi um dos primeiros acidentes com feridos em 2009 na Linha Verde. No ano passado, um trecho de 10 quilômetros da via registrou 688 acidentes, com 6 mortos e 204 feridos.