• Carregando...
O sol e o calor colaboraram para atrair a população ao centro de Curitiba | André Rodrigues/ Gazeta do Povo
O sol e o calor colaboraram para atrair a população ao centro de Curitiba| Foto: André Rodrigues/ Gazeta do Povo

De outros tempos

Marchinhas atraem fãs do carnaval tradicional ao centro da cidade

Era difícil andar pelas ruas do Largo da Ordem ontem sem reparar na peruca rosa e roupa extravagante (emprestada da mulher) do funcionário público Evaldo Nascimento, de 47 anos. "Sou de Santos, mas moro na cidade há 12 anos, sou morador da região e apaixonado pelo carnaval de Curitiba", disse. Já a administradora Daiane Rodrigues Andrade, de 31 anos, foi à festa pela primeira vez ontem, acompanhada da amiga bancária – e veterana de Garibaldis e Sacis – Pâmela Vais, de 25 anos. Quem também esteve na festa no início da tarde foi o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, que aproveitou a ocasião para desejar boa sorte aos carnavalescos nas apresentações. "Entendo que esses movimentos são espontâneos e o meu papel é estimular o diálogo com órgãos de segurança para incentivar manifestações como esta e evitar incidentes como os que ocorreram no ano passado", declarou.

  • Prefeito Gustavo Fruet incentivou a manifestação popular

"Tem carnaval em Curitiba ou não tem?", perguntava o organizador – e fundador – do bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis, Itaércio Rocha de cima do carro de som na tarde de ontem, na primeira das quatro festas organizadas pelo grupo. Os foliões – cerca de 10 mil, segundo a estimativa da Polícia Militar e 15 mil segundo agentes da Guarda Municipal – respondiam em coro: "tem sim, senhor". Após a confusão registrada entre a tropa de choque da PM e a população no ano passado, as quatro horas de folia de ontem transcorreram sem maiores incidentes ou problemas, de acordo com os policiais.

O bloco saiu das ruínas do São Francisco, passando pela Praça Garibaldi (também conhecida como Praça do Cavalo Babão) e depois desceu toda a Rua Doutor Claudino dos Santos até a altura da igreja no Largo da Ordem. O trânsito esteve complicado na região durante à tarde. A Rua Jaime Reis, no cruzamento com a Rua Almirante Barroso, ficou bloqueada nas proximidades do Cavalo Babão. Agentes da Secretaria de Trânsito orientaram o tráfego no local.

Este primeiro domingo de pré-carnaval teve como tema as fantasias "de outros carnavais" (como palhaço, Pierrô e Arlequim). Apesar de poucos curitibanos terem se empolgado no quesito figurino, a animação foi compensada com o coro de marchinhas clássicas como Bandeira Branca, Máscara Negra, Me dá um dinheiro aí, entre outras.

Entre as novidades do pré-carnaval deste ano está a modificação da rota do carro de som, que se movimentou mais pelo centro da cidade e a inclusão da festa no bairro Sítio Cercado – será a primeira vez que o bloco sai do Largo da Ordem. "Também aumentamos o diálogo com os órgãos de segurança para garantir que a festa cresça e continue sendo mais pacífica possível", explica Itaércio Rocha, que fundou o grupo em 1999, com pouco mais de algumas dezenas de foliões.

Serviço:Garibaldis e Sacis. A partir das 16 horas.

• 27/01 – Garibaldis vai à praia (foliões são convidados a usar trajes de banho)• 02/02 – Festa no bairro Sítio Cercado • 03/02 – Invertido – (mulher vai de homem, homem vai de mulher)

Interatividade

Esteve no pré-carnaval? Conte como foi.

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]