De outros tempos
Marchinhas atraem fãs do carnaval tradicional ao centro da cidade
Era difícil andar pelas ruas do Largo da Ordem ontem sem reparar na peruca rosa e roupa extravagante (emprestada da mulher) do funcionário público Evaldo Nascimento, de 47 anos. "Sou de Santos, mas moro na cidade há 12 anos, sou morador da região e apaixonado pelo carnaval de Curitiba", disse. Já a administradora Daiane Rodrigues Andrade, de 31 anos, foi à festa pela primeira vez ontem, acompanhada da amiga bancária e veterana de Garibaldis e Sacis Pâmela Vais, de 25 anos. Quem também esteve na festa no início da tarde foi o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, que aproveitou a ocasião para desejar boa sorte aos carnavalescos nas apresentações. "Entendo que esses movimentos são espontâneos e o meu papel é estimular o diálogo com órgãos de segurança para incentivar manifestações como esta e evitar incidentes como os que ocorreram no ano passado", declarou.
"Tem carnaval em Curitiba ou não tem?", perguntava o organizador e fundador do bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis, Itaércio Rocha de cima do carro de som na tarde de ontem, na primeira das quatro festas organizadas pelo grupo. Os foliões cerca de 10 mil, segundo a estimativa da Polícia Militar e 15 mil segundo agentes da Guarda Municipal respondiam em coro: "tem sim, senhor". Após a confusão registrada entre a tropa de choque da PM e a população no ano passado, as quatro horas de folia de ontem transcorreram sem maiores incidentes ou problemas, de acordo com os policiais.
O bloco saiu das ruínas do São Francisco, passando pela Praça Garibaldi (também conhecida como Praça do Cavalo Babão) e depois desceu toda a Rua Doutor Claudino dos Santos até a altura da igreja no Largo da Ordem. O trânsito esteve complicado na região durante à tarde. A Rua Jaime Reis, no cruzamento com a Rua Almirante Barroso, ficou bloqueada nas proximidades do Cavalo Babão. Agentes da Secretaria de Trânsito orientaram o tráfego no local.
Este primeiro domingo de pré-carnaval teve como tema as fantasias "de outros carnavais" (como palhaço, Pierrô e Arlequim). Apesar de poucos curitibanos terem se empolgado no quesito figurino, a animação foi compensada com o coro de marchinhas clássicas como Bandeira Branca, Máscara Negra, Me dá um dinheiro aí, entre outras.
Entre as novidades do pré-carnaval deste ano está a modificação da rota do carro de som, que se movimentou mais pelo centro da cidade e a inclusão da festa no bairro Sítio Cercado será a primeira vez que o bloco sai do Largo da Ordem. "Também aumentamos o diálogo com os órgãos de segurança para garantir que a festa cresça e continue sendo mais pacífica possível", explica Itaércio Rocha, que fundou o grupo em 1999, com pouco mais de algumas dezenas de foliões.
Serviço:Garibaldis e Sacis. A partir das 16 horas.
27/01 Garibaldis vai à praia (foliões são convidados a usar trajes de banho) 02/02 Festa no bairro Sítio Cercado 03/02 Invertido (mulher vai de homem, homem vai de mulher)
Interatividade
Esteve no pré-carnaval? Conte como foi.
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora