Dois mil e cem diretores de escolas estaduais do Paraná foram empossados no cargo, ontem, em Curitiba, com a promessa de ampliação de dois para três anos de mandato. De acordo com o governador Roberto Requião, um projeto de lei para alteração do período de gestão será encaminhado em breve à Assembléia Legislativa. "As secretarias de Planejamento, Administração e Educação chegaram à conclusão de que essa é uma maneira de dar mais estabilidade à gestão das escolas", informou o governador. A proposta foi recebida com forte aplauso do público, que lotou o Teatro Guaíra, onde excepcionalmente foi realizada a reunião semanal da Escola de Governo.

CARREGANDO :)

Durante aproximadamente quatro horas de reunião, pelo menos dez funcionários da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e outros órgãos públicos estaduais apresentaram aos novos diretores, eleitos no fim de 2005, um balanço de números e projetos que vêm sendo desenvolvidos na área de educação no Paraná desde 2003. As palestras abordaram desde o trabalho da Patrulha Escolar até obras em escolas, projetos de um canal de TV da Seed e o portal de educação do estado na internet, que fornece conteúdo e material de apoio para os alunos e para professores. Em uma das poucas interrupções que fez durante a cerimônia, Requião solicitou que sejam comprados apenas aparelhos de tevê de pelo menos 29 polegadas para uso em escolas, para que todos os alunos consigam assistir confortavelmente ao conteúdo apresentado. Requião também prometeu, para os próximos 15 dias, o estudo da possibilidade de uma revisão no porte dos colégios, que, segundo o governador, é uma reivindicação antiga dos diretores.

Entre as novidades apresentadas ontem pela Seed está um programa de pós-graduação com duração de dois anos para 1.200 professores, em 17 diferentes áreas, seguindo os moldes de um mestrado. "Os professores que participarem do curso ficarão afastados de 50% das atividades de ensino, mas em contrapartida, em vez de apresentar uma dissertação ao fim do curso, eles deverão entregar à secretaria um trabalho de produção de material pedagógico", explicou o secretário Maurício Requião. As aulas dos professores estão previstas para começar no segundo semestre deste ano e vão utilizar a estrutura das cinco universidades estaduais, da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Publicidade