• Carregando...

Após as grandes manifestações que tomaram as ruas do país no mês de junho, o feriado de 7 de Setembro parece ter surgido como um grande catalisador das insatisfações populares. Ao menos é o que se espera que aconteça neste sábado, com atos de protesto marcados por diversos grupos nas maiores cidades do país.

Os preparativos e a expectativa para o Dia da Independência estão entre os assuntos mais comentados do dia no Twitter. A hashtag #vemprarua chegou aos trending topics no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Brasil.

Os internautas aproveitaram a véspera do feriado para intensificar a mobilização para as manifestações.

"Amanhã em todo Brasil #OperacaoSeteDeSetembro O maior protesto da história! Juntos Somos Fortes! #VemPraRua", disse o internauta Danilo Cattani (@dcattani).

"Manifestação de 7 de setembro com ordem e sem violência. Vamos exercer o nosso direito de manifestar contra a corrupção e desmando #vemprarua", disse Pedro Lima Bomfim (@bomfim-2012).

Outro tema que é alvo de discussão entre os tuiteiros é o uso de máscaras durante os protestos. A prática chegou a ser ameaçada em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, onde uma norma autoriza a polícia a deter manifestantes com o rosto coberto para identificação.

No entanto, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, disse hoje que essa medida só será tomada pelos policiais se houver suspeita de que o "mascarado" esteja envolvido em ações violentas.

"Sou contra o uso de máscaras. Os verdadeiros cidadãos não têm vergonha de mostrar o rosto. #vemprarua nesse dia 07!", disse Sergiomar Maia (@SergiomarMaia). Hoje o assunto voltou a tona depois que o cantor e compositor Caetano Veloso posou para uma foto cobrindo o rosto no estilo dos Black Blocs, grupos de usam depredações como forma de protesto. A foto, postada no Facebook do grupo Mídia Ninja, veio acompanhada de uma frase em que Caetano critica a decisão do governo e da Justiça do Rio.

"É uma violência simbólica proibir o uso de mascaras [sic]. Dia 07 de setembro todos deveriam ir as [sic] ruas mascarados!."

Anonymous

Parte dos protestos do Sete de Setembro estão sendo convocados pelo grupo de ativismo hacker Anonymous em 149 cidades, incluindo as principais capitais do país.A página do evento, que os manifestantes chamam de "maior protesto da história do Brasil" e "Operação Sete de Setembro", havia distribuído até ontem 5,1 milhões de convites em todo o país, com 398 mil confirmações. Esses números, porém, não representam presença efetiva.

No Estado de São Paulo, estão previstas manifestações em 41 cidades. Na capital, o maior deles deve acontecer no Masp, a partir das 14h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]