O jovem Douglas dos Santos, de 19 anos, apontado como namorado da garota Gabriele Haccourt de Carvalho, de 13 anos, deve se apresentar à polícia nesta quarta-feira (24). Encontrada na noite de segunda-feira (23), a adolescente ficou desaparecida por seis dias. Neste período, ela permaneceu em Mandirituba, região metropolitana de Curitiba, na casa do namorado, que conheceu pela internet.
Nesta terça-feira (23), a Delegacia de Pinhais intimou Santos a se apresentar à polícia. Segundo o delegado Fábio Amaro, um advogado que deve representar o rapaz já entrou em contato para negociar a apresentação do jovem. O rapaz estaria escondido em uma cidade da região metropolitana.
A garota foi submetida a exames que vão apontar se houve conjunção carnal. De acordo com a polícia, o laudo deve ser divulgado em 30 dias. Caso o resultado confirme que Santos manteve relações sexuais com a menina, ele será indiciado por estupro de vulnerável, já que a menina é menor de 14 anos. De acordo com o delegado, o rapaz responderá pelo crime, como determina o Código Penal, mesmo que tenha havido consentimento por parte de Gabriele. Em caso de condenação, a pena pode chegar a 15 anos de reclusão.
"Segundo apuramos, o casal pretendia morar junto. A menina teria dito a ele que tinha problemas famialiares e foi recebida com carinho pelo jovem", disse o delegado.
O caso
Imagens da Polícia Civil mostram o instante em que Gabriele foi encontrada, na casa da família de Santos. A menina aparentava estar bem e não apresentava sinais de nervosismo. Ela havia saído da casa dos pais no dia 16 de novembro para se encontrar com o rapaz, com quem conversava apenas pela internet. O encontro seria no Terminal do Bairro Alto, em Curitiba. De acordo com a polícia, a família da garota não sabia do encontro e os jovens mantinham contato por e-mail, MSN e Orkut.
A polícia analisou os computadores onde ficaram registradas as conversas entre os dois. O telejornal ParanáTV 2ª edição mostrou um trecho, onde a menina se apresenta como tendo 17 anos e aceita se encontrar com o rapaz. Depois que a notícia do desaparecimento foi divulgada, a mãe de Santos contou à polícia que o filho havia trazido a menina para casa e que Gabriele disse ter 17 anos.
Gabriele costumava passar horas no computador e a mãe até retirou o aparelho de casa para evitar que ela entrasse nas redes sociais. No entanto, ela continuou a usar o computador na casa de amigos e parentes. Foi na casa do tio que a garota teria marcado o encontro.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião