Osmar Brusinhani, coordenador do programa Leite das Crianças, diz que não há irregularidades no projeto. De acordo com ele, houve uma reunião com a equipe do Tribunal de Contas, na qual ficou esclarecido que é opção de alguns gestores do programa os comitês formados nos municípios não receber os 30 litros de leite por criança no mês. "Fizemos uma ata para esclarecer as dúvidas. Na somatória dos pagamentos não tem o domingo. Em 85% dos municípios, as crianças recebem leite a semana inteira [inclusive para domingo]", afirmou.
Demanda
Brusinhani diz que há problemas isolados, mas que a culpa não é do estado. "Em alguns locais as miniusinas não conseguem atender a demanda", afirma. "Em outros municípios, dentro da realidade das comunidades, algumas famílias não têm como guardar o leite no fim de semana." O coordenador ressalta que eventuais falhas são de responsabilidade dos comitês locais.
Segundo Brusinhani, quando sobra leite o produto é entregue a entidades assistenciais. A mesma informação foi passada por diretores de escolas visitadas pela reportagem em Curitiba, Colombo e Quatro Barras.
A gerente operacional da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Lia Mara Magrin, explicou que o programa obedece regras do Conseleite (Conselho Estadual do Leite), que estipula o preço pago ao produtor e aos laticínios. Lia Mara informou ainda que o governo só paga o que foi entregue nas escolas, de acordo com as notas fiscais assinadas por funcionários que recebem as entregas.
Ela lembra ainda que o programa tem ouvidoria, voluntários e que os comitês gestores são formados por várias secretarias estaduais, entre elas a de Agricultura e do Abastecimento (Seab), Núcleos Regionais de Educação, Secretaria Estadual do Trabalho e pelos municípios, entre outros.
Comitês
"Não recebemos o leite de domingo por causa de espaço, mas o governo também não tinha um freezer a mais para colocar nos três pontos de distribuição existentes no município", diz a coordenadora do comitê de Bocaiúva, Idalva Aparecida Vieira Rocha. Ela afirma que as crianças de Bocaiúva do Sul devem receber 30 litros a partir do próximo mês. "Só falta entregar o ofício com o pedido. Isso deve ocorrer na semana que vem", acrescenta Idalva. (JNB)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião