Brasília - O palanque eletrônico está garantido para os deputados e senadores candidatos às eleições deste ano. As TVs Senado e Câmara manterão as transmissões ao vivo dos discursos dos parlamentares nos plenários. Quem quiser usar o plenário para pedir votos, não está impedido de fazê-lo.
Os parlamentares continuarão a participar dos debates, mas os temas serão restritos aos projetos que apresentaram ou relataram durante o mandato.
A TV Câmara chegou a fazer uma consulta à assessoria jurídica da Casa e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre como proceder durante a campanha. A orientação é que os deputados não podem mais participar de programas como "comentaristas". Os deputados só estarão em programas gravados que serão veiculados apenas se o assunto ficar restrito a projetos.
No Senado, a única limitação será o "bom senso". Os senadores, mesmo os candidatos, poderão usar a tribuna do plenário livremente. Na entrevistas, depois das sessões, caberá aos próprios jornalistas definir se as afirmações têm ou não caráter eleitoral.