Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Festas

Não se assuste, o Natal já chegou a Curitiba

Faltando pouco mais de seis semanas para o Natal, Curitiba e, principalmente os shoppings já foram invadidos por luzes e decorações com bolas, enfeites e papais noéis.

No Shopping Mueller, o coreto, palco da apresentação, sustenta uma enorme árvore de Natal enfeitada com bolas, gorros e sacos de presente – tudo vermelho. Para completar, o shopping ainda oferece atrações extras, como a Banda com Papais Noéis que circula pelos corredores do estabelecimento.

A atração do Shopping Curitiba é uma "Floresta Encantada" com gnomos, árvores e casas cenográficas, animais, trem, luzes e, claro, o Bom Velhinho – que conversa com a criançada em seu trono, posicionado na entrada da floresta. Um espetáculo à parte dá o Sábio Carvalho Falante, que conta histórias natalinas.

Os ursos invadiram a decoração natalina do Shopping Estação. Eles podem ser vistos em três pontos do estabelecimento – voando em um balão, montando uma árvore de Natal, patinando no gelo, construindo bonecos de neve e até namorando. Completam "O Natal dos Ursos" uma banda de jazz composta por cinco bichos e o Fantástico Urso Encantado, que bate um papo sobre qualquer assunto com as crianças.

O ParkShopping Barigüi foi o primeiro a entrar no clima de Natal. Desde 1.º de novembro está com os corredores enfeitados com guirlandas enormes. Na praça central, crianças e adultos podem admirar os detalhes da decoração de perto, percorrendo um caminho que corta o interior de uma árvore de natal com cerca de 11 metros de altura. Além de ver os papais noéis, o público pode assistir a apresentações de um quarteto de ursos que tocam instrumentos diferentes. "Adoro tudo! Adoro essas coisas de Natal. Não tenho mais criança em casa, mas continuo enfeitando", conta Olga Sampaio Gouveia, de 90 anos.

Entre os principais shoppings da capital, o único que ainda não inaugurou a decoração natalina é o Crystal Plaza. O público poderá conhecer o "Escritório do Papai Noel" e acompanhar repertórios de 20 corais a partir do dia 18 de novembro. Em compensação, o Crystal foi o primeiro a definir que promoção será oferecida ao público – a cada R$ 50 em compras, o cliente ganha um cupom para concorrer a um veículo Bora e a quatro vales-compra de R$ 10 mil.

Os shoppings estimam que o fluxo de consumidores aumente entre 15 e 30% neste Natal. Já a expectativa dos lojistas com relação ao crescimento das vendas varia entre 8 e 40%, de acordo com o estabelecimento.

A Diretoria de Trânsito (Diretran) alerta que o movimento de carros nas ruas centrais de Curitiba e próximo a shoppings começa a se intensificar a partir do dia 20 de novembro. O coronel Gilberto Foltran aconselha que as compras de Natal sejam antecipadas e que os motoristas busquem rotas alternativas para chegar aos centros comerciais.

Comércio

Segundo a Associação Comercial do Paraná (ACP), a expectativa de aumento nas vendas está em torno de 8%, mas a entidade confia que o número possa ser mais otimista. Um concurso cultural a ser lançado nas próximas semanas deve atrair mais gente para o Centro de Curitiba. Ao responder duas perguntas de um cupom a ser distribuído nas lojas, concorre-se a um carro, aparelhos de DVD e celulares. Para participar não é preciso fazer compras, mas a ACP acredita que isso incentivará as vendas.

O movimento nas lojas de artigos natalinos também já começou. "Assim que passou 7 de Setembro já começamos a receber e organizar as mercadorias de Natal, mas o movimento começou há 10 dias", afirma Maurício Luiz Menegusso, gerente de uma loja. "Em outubro começou o movimento, mas novembro é o nosso forte. O pessoal vem com antecedência para ter tudo decorado em dezembro", explica a empresária Silvana Binhara de Lima.

Entre os itens mais procurados estão papais noéis, árvores e luzes. Os preços dos enfeites são variados, para todos os gostos e bolsos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.