Mauri König: reportagens premiadas retratam dramas sociais| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

Mauri König, repórter especial da Gazeta do Povo, lançou ontem à noite o primeiro livro de sua carreira. Narrativas de um Correspondente de Rua foi lançado no Teatro Positivo - Pequeno Auditório. O livro reúne 15 reportagens de König – 14 delas publicadas na Gazeta do Povo. Nelas, o jornalista retrata problemas sociais do Paraná, mostrando dramas pessoais vividos em Curitiba e no interior do estado.

CARREGANDO :)

As reportagens incluídas no livro receberam vários dos mais importantes prêmios do jornalismo brasileiro e internacional. König venceu por duas vezes o Prêmio Esso e recebeu outros troféus importantes, como o Embratel, o Prêmio de Direitos Humanos da Sociedade Interamericana de Imprensa, o Vladimir Herzog e o Lorenzo Natali.

Além de reunir as suas principais reportagens, Mauri redigiu para o livro comentários sobre a maneira como construiu os trabalhos. Em alguns casos, como na série Infância no Limite, em que retrata casos de abuso sexual contra menores de idade no Brasil, o repórter passou semanas trabalhando em uma pauta. Nesse caso, a matéria exigiu uma viagem pelas fronteiras do Brasil com diversos países, passando pelos estados do Sul.

Publicidade

Infância

Mais tarde, sempre em companhia do fotógrafo Albari Rosa, König percorreu também as fronteiras da Amazônia para retratar os abusos contra a infância. Outras reportagens mostram os dramas da infância, como no caso da matéria Devorados pela Miséria. A família Mello, do município de Mangueirinha, tem sua história registrada pelo texto de König e pela imagem que Albari Rosa fez dos pés do caçula, corroídos por bichos-de-pé. A reportagem ganhou o Esso na categoria Regional Sul em 2005.

O livro está à venda nas Livrarias Curitiba, na Livraria do Chaim e no site da Livraria Cultura.